Edward Mãos de Tesoura (1990)

26 ago

Lindo conto de fadas moderno criado por um dos mais sensíveis diretores atuais, Tim Burton. Edward Mãos de Tesoura é clássico em tudo, desde sua história encantadora até as belas interpretações de Johnny Depp, Vicent Price e Winona Ryder. Numa mistura de fantasia e realidade, Burton encontra a fórmula certa para narrar sua história.

Tudo começa com a determinada vendedora de cosméticos Peg (Dianne Wiest) num dia fraco de trabalho. Sem conseguir vender nada, Peg decide bater na porta do castelo gótico no fundo da colorida cidade onde mora. Há boatos de o lugar ser mal assombrado, mas nada impede a vendedora de ir até lá. Ao chegar, Peg se surpreende com o tímido Edward (Depp), rapaz que tem tesouras no lugar de suas mãos, visto que seu inventor (Vicent Price, em seu último trabalho) morreu antes de lhe dar mãos humanas. Penalizada com a solidão de Edward, Peg decide “adotá-lo”.

A partir daí nasce uma bela história, onde Johnny Depp encanta com seu expressivo olhar e seu silêncio tímido. Edward é um personagem repleto de beleza, sensibilidade e carisma, gerando no espectador certo sentimento protetor. Inocente a qualquer maldade do homem, Edward se mostra uma criança num corpo adulto. Por outro lado, ele possui afiadas tesouras no lugar de suas mãos, tornando-se perigoso demais para qualquer contato físico. Isso não o impede de conseguir conquistar Kim (Winona Ryder), filha de Peg.

A reação da vizinhança ao receber Edward é bastante curiosa. A princípio a maioria o aceita, mas todos escondem certo medo diante de tal criatura esquisita. Na verdade, todos sentem certo preconceito por ele ser tão diferente. Edward, obviamente, não percebe isso e encara todos com carinho, dando o melhor de si para fazer amizades.

O mais interessante nisso tudo é a forma como o próprio Tim Burton se assemelha com Edward. Considerado excêntrico demais para os parâmetros de Hollywood, Burton sofreu (e ainda sofre) muito preconceito por ser quem é. Talvez seja por isso que ele retrata no filme o colorido da cidade como o vilão da história, enquanto a escuridão do universo de Edward como bom e inocente. No fundo, Burton e Edward só procuram aceitação.

O filme tem incontáveis cenas marcantes, que se tornaram eternas na memória do cinema, como a de Winona Ryder dançando na neve. Outros momentos lindos do filme são as cenas em flashback que Edward recorda os momentos que passou ao lado de seu inventor. Fã desde criança de Vicente Price, Burton teve a chance de trabalhar com seu ídolo ao dirigir essas belíssimas cenas.

“Edward Mãos de Tesoura” ficou muito tempo na gaveta antes de ser filmado, já que a Warner Bros (produtora de Burton na época) rejeitou o projeto. Então o projeto foi apresentado para produtores da Fox, que acabaram dando crédito a Burton pelo sucesso de Batman (Batman, 1989). O filme não gerou o sucesso esperado pelos produtores, mas satisfez com uma ótima bilheteria de 86 milhões de dólares, além de receber uma indicação ao Oscar de Melhor Maquiagem.

Burton usa recursos narrativos muito inteligentes. Um deles é a imprecisão temporal, que permite ao diretor combinar estilos de diversas décadas, desde os anos 1950 e 1960 até a própria década de 1990, quando o filme foi produzido. Ele também satiriza muito a superficialidade da vida suburbana, assim como a critica à medida que o filme vai chegando em seus momentos finais.

Com criatividade de sobra, Edward Mãos de Tesoura é um dos filmes mais importantes da década de 1990, além de marcar o início de uma longa e bem sucedida parceria entre Tim Burton e Johnny Depp. Um filme belo e diferente, que mostrou ao mundo a capacidade de Tim Burton na direção. Simplesmente perfeito e altamente recomendável.

Uma resposta to “Edward Mãos de Tesoura (1990)”

  1. Rafael Oliveira 26/08/2010 às 11:15 PM #

    Dos filmes do Burton que vi, este é meu preferido, lindo demais!

    Dizem que Ed Wood é melhor…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: