Os Goonies (1985)

29 ago

Diversão total e inesquecível é o que acontece quando se assiste Os Goonies. Cheio de aventuras e ação, o filme é um grande marco e soube trazer (e ainda traz) muita inspiração para crianças e adultos.

Para quem não os conhece, os Goonies são um grupos de crianças aventureiras que amam um encrenca, liderados pelos irmãos Mikey e Brand Walsh. Mas tudo pode acabar quando a vizinhança é ameaçada de ser demolida caso não paguem uma cara quantia. A única solução para esse problema é achar o tesouro perdido do pirata Willy Caolho, cujo mapa foi encontrado no sótão da casa Walsh. E para piorar o problema, os Goonies ainda terão de fugir de uma família atrapalhada de bandidos picaretas.

Esse grupo tem como maior charme seus integrantes maluquinhos, onde cada um tem um jeito único de ser. Temos o metido a fortão Brand, o esperto e asmático Mikey, o bocudo e orgulhoso Bocão, o gordinho comilão Chunk, o inteligente inventor Data, a histérica adolescente Andy e a inteligente quatro-olhos Stef. Esses sete amigos quando juntos provocam grandes risadas e infindáveis aventuras.

O filme é do diretor Richard Donner, mas o roteiro é do hiper criativo Steven Spielberg, que também foi um dos produtores. Chris Columbus também assina o projeto, trazendo todo o seu talento para filmes infantis. A junção desses três nomes só poderia resultar numa ótima arte final, considerando o talento de Spielberg para aventura, o talento de Donner para ação e o talento de Columbus para historias infantis.

Acima de tudo, o que há de mais poderoso nesse filme é a maneira como nos faz lembrar nossa infância. Afinal, quem não se enxerga em pelo menos um dos Goonies? Todo aquele espírito aventureiro e sapeca, todas aquelas histórias extraordinárias sobre piratas e tesouros e toda aquela emoção das crianças está mais do que clara no filme. São poucos os filmes que captam tão bem a beleza de ser criança, assim como conseguem se infiltrar tanto na memória. Cenas como as do toboagua e dos morcegos são simplesmente inesquecíveis.

Podemos dizer que o filme mistura bem todo o espírito infantil e criatividade de E.T. – O Extraterrestre (E.T. The Extra-Terrestrial, 1982) com toda a aventura do igualmente inesquecível Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981), assim como resgata em alguns momentos o romance inocente entre jovens de muitos filmes da década de 1980.

Os Goonies é um filme completo, que não deixa a desejar. Afinal, assim como ele tem esse poder de captar a atenção de crianças, ele pode igualmente roubar toda a atenção dos adultos. Um filme sem idade e para qualquer idade. Como poucos, Os Goonies entra na mente e nunca mais sai.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: