Nada melhor do que discutir cinema com outras pessoas, conhecer opiniões alheias e saber como esse tipo de mídia atinge cada um de uma forma diferente. Começo essa reportagem com uma série de entrevistas com pessoas comuns do nosso dia a dia, as quais têm o cinema como grande fonte de entretenimento. A escolhida para iniciar o especial é a querida Josiane Kleinschmidt, mais conhecida como Josi por todos os seus fãs. Josi é uma das colaboradoras do site Cineplayers e é fã de cinema desde a adolescência. Segue abaixo a minha entrevista com ela:
Sindicato – Josi, você se diz uma amante do cinema. Mas o que é cinema para você? Como você o descreveria?
Josi – Em primeiro lugar, sou sim uma pessoa que ama o cinema em sua totalidade. Tanto que dei um “jeito” de estar ligada a ele em quase todos os momentos do meu dia. Trabalho em uma videolocadora e também faço parte do site www.cineplayers.com, onde sou estagiária e ajudo nos cadastros de fichas de filmes e perfis. E descreveria o cinema como algo que me faz viajar em pouco mais de uma hora por vários lugares, mesmo sentada na poltrona de casa ou na sala escura. Também o descreveria como uma maneira de vivenciar algo novo a cada projeção, vendo a vida sob vários pontos de vista.
Sindicato – Tem algum filme em especial que fez você se apaixonar pelo cinema?
Josi – Pode parecer brincadeira, mas o que me fez abrir os olhos para a arte do cinema foi “Lua de Cristal”.
Sindicato – Muitas pessoas dizem gostar de cinema, mas são poucas as que realmente fazem dele um passatempo prioritário. Você se considera apenas uma admiradora saudável dessa arte ou uma verdadeira cinéfila de plantão?
Josi – Para que algo seja bom e duradouro, não pode ser exagerado. Então procuro manter a minha paixão pelo cinema dentro de um nível, o qual ele não extrapole o limite da paixão, nem vire prioridade. Pois a vida é feita de prioridades muito mais importantes, como a família. Mas o cinema é algo que acrescenta em minha vida.
Sindicato – Um cinéfilo de respeito é aquele que conhece todos o filmes, desde os clássicos até os mais desconhecidos?
Josi – Para mim um cinéfilo, ou qualquer pessoa em qualquer ramo que queira ser de “respeito”, é alguém que acima de tudo, procura a excelência no que faz e está sempre atualizado.
Sindicato – Qualquer pessoa pode ser considerada amante de cinema? Qual é o perfil básico de um fã desse tipo de mídia, na sua opinião?
Josi – Como o cinema é algo acessível para qualquer pessoa, acho que basta querer para ser um amante.
Sindicato – Você poderia descrever alguma cena ou sequencia de um filme que tenha te marcado?
Josi – A cena em “Dogville”, onde Grace, a personagem de Nicole Kidman, ordena a chacina de todos na vila onde ela havia se refugiado, não poupando nem as crianças.
Sindicato – Quais são suas preferências no cinema? Diretores, atores, gêneros…
Josi – Diretores: Lars Von Trier. Atores: George Clooney; Jason Statham. Atrizes: Nicole Kidman; Julia Roberts. Gêneros: não há um gênero específico. Eu procuro ver filmes bons, acima de tudo com algum conteúdo a me oferecer.
Sindicato – Há algo no cinema que te desagrade?
Josi – A falta de criatividade atual, o que faz o cinema ser inundado de adaptações, refilmagens e continuações. Ainda bem que tem pessoas (poucas) que ainda salvam.
Sindicato – Qual sua opinião a respeito do cinema nacional?
Josi – Ultimamente o cinema nacional está evoluindo bastante. Os roteiristas escrevem histórias mais fortes e parece que os envolvidos nas produções estão achando finalmente o caminho.
Sindicato – Se você pudesse escolher, qual filme levaria o prêmio na próxima cerimônia do Oscar, e por quê?
Josi – A Origem, de Christopher Nolan, pois é um filme muito inventivo. Se tratando de inovações e elementos diferenciados, pode ser não só um dos melhores do ano como um dos melhores de uns tempos para cá. Por enquanto, dos que eu vi até hoje, é o que mais tem cara de Oscar.
Sindicato – Por fim, Josi, em linhas gerais, como o cinema atinge sua vida?
Josi – O cinema atingiu e continua atingindo a minha vida principalmente no lado cultural. Através do cinema, podemos aprender várias culturas, palavras, idiomas e isso atinge diretamente o nosso dia a dia e a nossa convivência com a sociedade.
Sindicato – Para terminar, gostaria que você citasse uma frase de algum filme que tenha um valor especial para você.
Josi – “Um homem pode mudar tudo. Sua face, sua casa, sua família, sua namorada, sua religião, seu deus. Mas há uma coisa que ele não pode mudar. Ele não pode mudar sua paixão…”. De O Segredo dos Seus Olhos.
Hahaha, que demais! Josi é minha ídola! :)
Iupiiiiiiiiii
Lua de cristal é tão s2
Iupiiiiiiiiii
Iupiiiiiiiiii
s222222222222
Queria agradecer a Josi mais uma vez pela participação! Essa mulher é foda! hahaha
Josi!! :D
hahaha legal! Iupiiiiiiii
Josi *o*
Andinhu
Agora pronto, todas são as idolas do Victor, não sobra nenhuma pra mim…
Demais, Josi!
Josi!!!!!!! xD
Muito legal, Josi, você é demais!!!
que gracinha que ficou a entrevista!! ela deve ser um amor de pessoa, mesmo…
adorei!
Ahhh a entrevista ficou mesmo otima. Josi é minha queridinha *_*