“Lula – O Filho do Brasil” é o representante do Brasil no Oscar

23 set

O Ministério da Cultura anunciou hoje o filme brasileiro escolhido para representar o país na cerimônia do Oscar 2011. Lula – O Filho do Brasil, cinebiografia do atual Presidente da República, para a surpresa de muitos, foi a produção escolhida pela comissão formada por críticos cinematográficos, professores universitários e cineastas.

Após votação feita pela internet, o MinC ignorou a vontade da esmagadora maioria que preferia ver Nosso Lar como o representante do Brasil no Oscar do ano que vem.

“Votamos no filme que nos pareceu mais bem feito, que honra a cinematografia brasileira e tem como atriz Glória Pires, que se torna uma excelente candidata ao prêmio de Melhor Atriz”, explicou Roberto Farias, cineasta e presidente da Academia Brasileira de Cinema . “Nossa posição não tem nenhuma ligação política. Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida”, completou ele.

Lula – O Filho do Brasil estreou por aqui no primeiro dia do ano, e foi logo taxado de produção tendenciosa e apelativa, por chegar ao país justamente no ano de eleições. A questão é: será que “Lula” tem chances de entrar na lista dos cinco indicados a Melhor Filme em Língua Estrangeira?

Tendo em vista todos os critérios que a Academia de Hollywood utiliza para selecionar seus indicados, a resposta para a pergunta acima seria “sim”. “Lula” é a cinebiografia de um dos presidentes mais carismáticos e influentes de todo o planeta, cuja história de vida impressiona pela ascensão política. Por ser o responsável por uma das economias mais promissoras da década,  o presidente Lula sai do governo este ano com aprovação recorde. Segundo a última pesquisa Datafolha, quase 80% dos entrevistados avaliaram o governo lulista como “ótimo/bom”. Além disso, é candidato ao Prêmio Nobel da Paz, o que pode pesar, e muito, para a escolha da Academia.

Agora, só resta esperar até o dia 25 de Janeiro do ano que vem, quando serão anunciados os indicados ao Oscar 2011. Até lá, basta saber se Lula – O Filho do Brasil conseguirá trazer o tão almejado Oscar para os brasileiros.

7 Respostas to ““Lula – O Filho do Brasil” é o representante do Brasil no Oscar”

  1. Rafael Oliveira 23/09/2010 às 4:48 PM #

    Mais um ano em que o Brasil não vai pro Oscar… [revirando os olhos]

    • Vinícius De Vita 23/09/2010 às 6:01 PM #

      Acho que dessa vez tem chances…Muitas chances. E nem vi o filme, nem to falando que é bom por antecipação. Tem cara de Oscar, só isso…

  2. luis otavio 23/09/2010 às 10:39 PM #

    eu apostava nos filmes dos duendes ^^

  3. Rafael Oliveira 24/09/2010 às 1:03 AM #

    Eu também. Luis. Ainda não vi esse, mas parece ser mais plausivel que o filme do Lula. Aff…

  4. Patrick 24/09/2010 às 9:09 AM #

    Sinceramente, não concordei com a escolha. Não é possível que não haja outro canditato menos sentimentalista.

  5. luis otavio 24/09/2010 às 10:18 PM #

    mas se esse flme do lula tem mais “cara de oscar”, então que seja indicado mesmo; acho que tem mais chances de está entre os cinco, e quem sabe até ganhar (ó que maravilha). até por que, pelo que eu sei, até agora não fizeram nenhum filme contando a história de vida de um presidente, ou um político brasileiro, enfim.
    a academia adora isso, e acho que pesou muito na hora da escolha. maaas, vai que acontece. ok, estamos em época de eleição, pode ter sido uma jogada para a candidata do pt ter mais visibilidade (se é que isso é possível), já que ela (o partido( estão ligadas ao lula, etc, mesmo que o filme não fale sobre o mandato dele como presidente. é o brasil, nada me surpreende mais.

    nem vi o filme ainda hahaha

  6. Renan Marino 30/09/2010 às 12:21 AM #

    Amei o filme do Lulinha. Me emocionou muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: