Cinema Paradiso (1988)

22 out

Singela homenagem ao cinema e a todos os seus atributos, Cinema Paradiso é um filme sem grandes pretensões, mas que consegue tocar o coração de qualquer apaixonado pela Sétima Arte. Com sua simplicidade e doçura, esse filme conseguiu ir longe, no sentido de realizar um dos mais verdadeiros retratos da importância que o cinema tinha no passado e a importância que ele adquiriu depois do lançamento da televisão. Mesmo com o passar dos anos, todas as idéias desse filme ainda permanecem vivas e válidas quanto aos assuntos que a obra aborda.

Através do pequeno Salvatore, ou Totó, conheceremos a vida dos moradores de um pequeno vilarejo italiano na época da 2ª Guerra Mundial. Totó é um menininho esperto e cheio de vida, que ama mais que tudo em sua vida passar as tarde no cinema Paradiso, ao lado do projecionista Alfredo. Aos poucos, Alfredo e Totó desenvolvem uma amizade inestimável, onde Alfredo ensinará ao pequeno garoto como conhecer melhor a essência dos filmes.

Entramos então num delicioso universo de filme e magia, onde vemos como o cinema tinha um poder grande sobre as pessoas daquela época. Sendo a maior diversão da cidadezinha, o Cinema Paradiso vivia lotado, cheio de adultos e crianças brigando por um ingresso para ver algum filme de Cary Grant ou Brigitte Bardot. Seja como for, mesmo entre as confusões causadas pelos excessivamente animados moradores daquele lugar, uma coisa fica bem clara: o poder que o cinema tinha em suas primeiras décadas de vida, e como ele conseguia marcar a vida das pessoas. A infância inteira de Totó foi marcada apenas pelas suas tardes nesse cinema, já que sua família passava dificuldades depois do desaparecimento de seu pai durante a guerra.

O Cinema Paradiso é na verdade uma analogia que descreve a vida de milhares de pessoas que viviam naquela época sofrida tanto para a Europa quanto para a América, em que a guerra não deixava nada além de desgraças de sofrimento. A única forma de se distrair um pouco era através das telonas repletas de filmes emocionantes, dando ao cinema um significado mais precioso para todos os que viveram nesses tempos turbulentos.

O filme também retrata a forma como o cinema foi perdendo vida com o surgimento da televisão, de forma que toda aquela magia encantadora que ele exercera antes naqueles moradores, foi se apagando à medida que a televisão ganhava popularidade. De fato, hoje em dia o cinema é uma diversão opcional em relação à televisão, mas isso fez com que muitos perdessem aquele sentimento bom e verdadeiro que somente essa forma de arte pode proporcionar. Nos dias atuais, são poucos que enxergam o cinema com a mesma intensidade e seriedade daquelas pessoas que viviam no vilarejo italiano e iam todas as noites assistir um filme no cinema Paradiso.

Além do cinema em si, o filme aborda também outros temas profundos, como o crescimento e a amizade. Usando mais uma vez o cinema como pano de fundo, nós acompanhamos o amadurecimento de Totó com o passar dos anos, assim como o crescimento de sua amizade com Alfredo. E a grande responsável pela serenidade e beleza dessas passagens é a trilha sonora inesquecível de Ennio Morricone (nada melhor do que um italiano para criar uma trilha sonora tão envolvente num filme como esse). Simples, porém profunda, essa trilha sonora tem o poder de arrebatar e fechar com chave de ouro cada sequencia emocionante da trama.

As decisões que Totó toma na vida à medida que cresce são bastante drásticas, de forma que muita coisa acontece ao personagem e também aos moradores do vilarejo. Mas uma coisa não muda: as lembranças daquele cinema que sempre fez parte da vida de todos, que foi se deteriorando com a cruel passagem dos anos, mas que continuava intacto na memória de cada um deles. No nosso caso não é diferente, pois a vida é cheia de idas e vindas e não podemos ter certeza de muita coisa, mas serve de consolo saber que sempre haverá uma sessão de cinema em algum lugar da cidade, pronta para nos levar a outro universo e capaz de fazer-nos esquecer todos os problemas que um dia nos afligiram.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: